24 ABRIL

18h
VILA REAL NOS 40 ANOS DO 25 DE ABRIL
Filme do acervo do Museu do Som e Imagem de Vila Real
Portugal| documentário | 48’

A Revolução de 25 de Abril de 1974 e as condicionantes políticas e sociais que a ela conduziram vistas pelos cidadãos de uma cidade do Interior.

21h30
NO INTENSO AGORA de João Moreira Salles
Brasil| documentário | 127’ | 2016 | M/12


Feito a partir da descoberta das cenas que uma turista – a mãe do realizador – filmou na China em 1966, durante o início da Revolução Cultural, No Intenso Agora trata da natureza efémera dos momentos de grande intensidade emocional. Às cenas da China, somam-se imagens de arquivo dos eventos de 1968 na França, na Checoslováquia e, em menor extensão, no Brasil. Na tradição do filme-ensaio, o documentário interroga como as pessoas que participaram daqueles acontecimentos – vividos com alegria, encantamento, convicção generosa, medo, deceção, desalento – seguiram adiante depois do arrefecimento das paixões.

24h
MÚSICA DE INTERVENÇÃO
A Talhe de Foice é um grupo de musica tradicional portuguesa que, “a talhe de foice”, se ajusta em termos de formato para concertos de palco ou de rua/arruadas. É composto por Eduardo Cardoso, Henrique Lopes e Miguel Dias.A eles, juntam-se, de acordo com as circunstâncias, muitos outros músicos que, “a talhe de foice”, constroem o reportório do grupo e as suas apresentações. São imprescindíveis as percussões tradicionais, a gaita de foles e flautas, a guitarra portuguesa, a viola e cavaquinho, entre outras vozes e sonoridades.

Anúncios