COIMBRA

10 MAIO
21h30

Teatro da Cerca de São Bernardo

8, Avenue Lenine de Valérie Mitteaux e Anna Pitoun
França, documentário, 2018, 100′

Um documentário sobre Salcuta Filan e os seus dois filhos, Denisa e Gabi: uma família romena que vive há 15 anos nos subúrbios de Paris. Enquanto muitos políticos continuam a defender que os romenos “têm de voltar para casa”, Salcuta prova que a França e a Europa têm capacidade de os receber com dignidade. Porque, como europeia que é, Salcuta escolheu a sua casa aqui, em França.

com Valerie Mitteaux, José Manuel Pureza e Bruno Gonçalves

11 MAIO
21h30

Teatro da Cerca de São Bernardo 

O SILÊNCIO DOS OUTROS de Almudena Carracedo e Robert Bahar 
Espanha/Canadá/França/EUA, 2018, documentário, 96’

Em 1977 o parlamento espanhol aprovou uma Lei de Amnistia que garantia a liberdade de todos os presos políticos e a proibição do julgamento de qualquer ato criminoso ocorrido durante a ditadura de Francisco Franco no país. O Franquismo assombrou a Espanha durante 38 anos deixando um imenso número de vítimas e parentes sem respostas. Vencedor do Prémio Goya 2019 de melhor longa metragem documental, este filme que mostra a luta épica das vítimas dos 40 anos da ditadura de Franco em Espanha e que continuam hoje a procurar justiça. Ao longo de seis anos, Almudena Carracedo e Robert Bahar filmaram várias vítimas e sobreviventes – como José “Chato” Galante, que hoje em dia vive muito próximo de seu torturador -, enquanto organizam o chamado “Processo Argentino” e enfrentam uma amnésia imposta pelo Estado perante crimes contra a Humanidade num país. Após quatro décadas de democracia, este documentário vai além do retrato de um passado recente: pretende questionar o futuro de um país amordaçado por uma parte das instituições e classe política herdeiras diretas do regime franquista, silenciado por um sistema conivente com uma minoria e sequestrado por um silencio inexplicavelmente imposto como arma de pacificação massiva.

com Francisco Louçã e António Pedro Pita. Moderação: Catarina Agreira

13 MAIO
21h30

LIQUIDÂMBAR

CABRA MARCADO PARA MORRER de Eduardo Coutinho
Brasil, documentário, 1984, 120′

Início da década de 60. Um líder camponês, João Pedro Teixeira, é assassinado por ordem dos latifundiários do Nordeste. As filmagens da sua vida, interpretada pelos próprios camponeses, foram interrompidas pelo golpe militar de 1964. Dezassete anos depois, o realizador retoma o projeto e procura a viúva Elizabeth Teixeira e os seus dez filhos, espalhados pela onda de repressão que se seguiu ao assassinato. O tema principal do filme passa a ser a trajetória de cada um dos personagens que, através de imagens e lembranças do passado, evocam o drama de uma família de camponeses durante os longos anos do regime militar.

com Miguel Cardina e Bárbara Lobo (coletivo Vozes do Mundo). Moderação: Joana Brilhante

Anúncios