15h00 Sala Amílcar Cabral
Sessão Habitação
Com conversa com Inês Santos Moura, Regina Guimarães e moradoras e moradores protagonistas do filme
Não é uma ilha, é um bairro
Inês Santos Moura
Portugal | 2021 | 46′
O Bairro Herculano é um espaço habitacional histórico da cidade do Porto, construído no final do século XIX, onde histórias e memórias sobrevivem ao tempo e transcendem o lugar. A partir de uma pesquisa participativa com as pessoas residentes no Bairro, coproduziu-se uma narrativa audiovisual daquela comunidade, onde olhares, vozes e reflexões se partilham e cruzam, numa viagem pelo passado, presente e futuro.

+ Pessoas da Cidade
Mariana Caló e Francisco Queimadela
Portugal | 2023 | 37′
Pessoas da cidade é um exercício de realização e manipulação visual e sonora, de diálogos e entrevistas de rua, realizadas durante o período de residência da dupla de artistas Mariana Caló e Francisco Queimadela na zona da Bouça. Uma deriva no bairro, a partir de apontamentos fílmicos e diarísticos, em aproximação à tristeza e à felicidade. Licenciados em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Mariana Caló e Francisco Queimadela colaboram enquanto dupla desde 2010. A sua prática é desenvolvida através de um uso privilegiado da imagem em movimento tanto através da realização de filmes, como na interseção com ambientes instalativos e site-specific em conjugação com desenho, pintura, fotografia ou escultura.
+ Ângulo Morto
Regina Guimarães
Portugal | 2010 | 31′
No Porto, cidade assim chamada por uma espécie de paradoxo, as traseiras são mais ingénuas e irremediavelmente vividas do que as fachadas. Se certas ruas são ou parecem desbocadas e cheias de sangue na guelra, a verdade é que aqui impera a fachada aburguesada. Quanto mais vivacidade não existe nas traseiras, mesmo naquelas em que o sol quase permanentemente se esconde! As fachadas mais setentrionais ocultam frequentemente, pois que a um norte responde um sul na rosa-dos-ventos, traseiras quase meridionais, desalinhadas, desdentadas, quase expansivas. Lugares onde se viveu de mais e, por isso mesmo, podem ser esquecidos.

18h Sala Amílcar Cabral
Sessão com Olga Rodriguez (co guionista) e ativistas da Plataforma de Afetados pela Hipoteca de Madrid
Nas Margens
Juan Diego Botto
Espanha | 2022 | 105’
“Nas Margens” é um thriller social que conta as histórias entrelaçadas de três personagens, ao longo de um dia. Azucena tem 24 horas para evitar que ela e sua família sejam despejadas de casa pelo banco. Rafael é um advogado apaixonado e ativista que se esforça para defender as vítimas desta crise. A companheira está grávida e precisa de apoio, mas quando ele testemunha policias que levam uma criança, ele fica no dilema entre rastrear a mãe da criança ou se concentrar na sua própria família. Teodora procura o filho desaparecido. Hoje é um dia como nenhum outro para as três personagens.
20h30 Almada Ponto
Conversa “Lutar pela Habitação”
Conversa com uma das guionistas do filme Nas Margens e com ativistas pelo direito à habitação de Madrid e do Porto, sobre as lutas pela habitação, enquanto se petisca algo.
22h30 Sala Amílcar Cabral
Porto, mulheres da Ribeira
Cinequipa
Portugal | 1975 | 21′ + 24’ 55”
Com comentário de Cândido Venceslau, protagonistas do filme, moradoras, moradores e José Castro
Episódio do Programa “Nome Mulher” de Antónia Sousa e Maria Antónia Palla. Este em duas partes é dedicado às condições de habitabilidade, trabalho, relacionamento, maternidade, métodos contraceptivos e direitos das mulheres antes e depois do 25 de abril com um foco muito particular nas mulheres da Ribeira no Porto, uma das zonas mais densamente populadas à altura e de onde se previa a deslocação de habitantes para os bairros camarários recém construídos.
