29 de Abril 2023


15h00 Sala Amílcar Cabral

Comentado por José Manuel Pureza e Omar Mih, representante da Frente Polisário

Ocupação S.A.

Laura Dauden e Sebastian Ruiz Cabrera

Espanha/Brasil | 2020 | 40’

Ocupação S.A. é um retrato de uma traição. O documentário expõe os nomes e sobrenomes dos empresários e políticos espanhóis envolvidos na exploração econômica do Sahara Ocidental, a última colônia da África e um dos territórios mais violentos, militarizados e censurados do mundo. 

Os testemunhos recolhidos neste documentário também revelam a cadeia de silêncios e mentiras que começa nos centros de poder europeus e termina nas cidades ocupadas por Marrocos, onde homens e mulheres saharauis resistem à pilhagem e à negação dos seus direitos.

Mais informação


17h Sala Amílcar Cabral

Salvador Allende

Patrício Guzman

Chile | 2004 | 100′

Comentado por Luís Fazenda

11 de setembro de 1973. Um golpe militar começa no Chile, encurtando o mandato do presidente vigente Salvador Allende, que, cercado, se suicida. O documentário mostra a construção de uma figura carismática, uma reflexão sobre um ideal político e a tentativa de reconstruir a sua memória, já que a casa de Allende foi saqueada e não sobrou quase nenhum registro da sua vida pessoal. 30 anos depois do Golpe, o chileno Patricio Guzmán reflete sobre o golpe e a história do Chile desde então.


22h00 Sala Amilcar Cabral

Les Mains Invisibles

Hugo dos Santos

Portugal | 2022 | 96′

Comentado por Miguel Cardina, com o realizador (online) e protagonistas

“Nos anos 1970, uma casa em Paris acolhia dezenas de desertores portugueses que fugiam da guerra colonial. Apenas os arquivos da PIDE guardaram vestígios das suas actividades anti-coloniais. De um personagem ao outro, juntando testemunhos e imagens amadoras, o filme reconstrói esta memória clandestina.” – Hugo dos Santos

Trailler: Hugo Dos Santos – YouTube

Advertisement