28 de Abril 2023


18h30 Sala Amílcar Cabral

Sessão de Abertura

Les trois portugaises ou les trois Marias

Delphine Seyrig com a colaboração de Carole Roussopoulos e Ioana Wieder

França | 1974 | 29’

Comentário de Ana Campos e Alda Sousa

Imagens de “A Noite das Mulheres”, noite de apoio às três escritoras portuguesas, Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa, que, por terem publicado em 1972 as “Novas Cartas Portuguesas”, obra coletiva que reúne textos que denunciam a alienante e patriarcal sociedade portuguesa, foram levadas a tribunal e arriscaram 2 a 5 anos de prisão por ultraje aos bons costumes.  O livro foi apreendido e proibido logo após a sua publicação e realizaram-se na altura manifestações internacionais de apoio às “Três Marias”.

Mais informação

+ Conversas no Cabeleireiro | Purificação Araújo – médica obstetra

Margarida Gil

Portugal | 2010 |  27′

Conversas no Cabeleireiro em 5 episódios conta a vida de 5 mulheres entrevistadas no cabeleireiro de Odete Machado em Lisboa. Este último episódio conta a vida de Purificação Araújo, médica obstetra em grande parte responsável pela introdução do Planeamento Familiar em Portugal, numa agradável conversa sobre como mudaram ao longo do tempo no nosso país questões como os cuidados de saúde materna, o parto profiláctico e o aborto, mas também sobre curiosos episódios de partos a mulheres clandestinas antes do 25 de Abril, sobre o seu casamento de longas décadas e sobre o seu amor pela arte.


20h00 Almada Ponto

Inauguração Exposição 

Isabel Campos e Sílvio Ferreira

Com a presença dos artistas

“Sílvio”

Isabel Campos, jornalista, trabalhou com Sílvio Ferreira, pessoa em situação de sem abrigo e com um percurso abrangente em comportamentos aditivos e dependências de substâncias psicoativas, permitindo-lhe que, de forma ativa, fotografando, retratasse a sua realidade, tal como a vê. Forneceu câmaras descartáveis para que pudesse fotografar como se vê a si próprio e ao mundo onde está inserido, promovendo um olhar diferenciado sobre os problemas que enfrenta. Este trabalho de transição de “tirar a fotografia de” para “fazer uma fotografia com” convoca os olhares cruzados dos participantes. Esta exposição resulta desse trabalho com fotografias feitas por ambos.

Mais informação


22h Sala Amílcar Cabral

Debout les femmes

François Ruffin, Gilles Perret

França | 2021 | 85’ 

Comentário Andrea Peniche e José Soeiro

“Mas quem me pôs essa cara de estúpido? “ Isto não é a história de amor entre o deputado Francês de En Marche! Bruno Bonnell e François Ruffin da France Insoumisse. No entanto, eles partiram para o primeiro “road-movie parlamentar” ao encontro das mulheres que cuidam dos nossos filhos, dos nossos doentes, dos nossos idosos. Juntos, com essas invisíveis dos cuidados e dos vínculos, passarão pelo confinamento e pelo toque de recolher, compartilharão risos e lágrimas, raiva e esperança. Juntos, vão lutar, desde as televisões até à tribuna do Hemiciclo, para que estas trabalhadoras sejam finalmente reconhecidas, no seu estatuto, nos seus rendimentos. E se preciso for vão reinventar a Assembleia…


00h30 Sala Amílcar Cabral

Com a presença dos realizadores e alguns dos intervenientes

Eu Sou

Bruno Moreira e Filipe Gaspar

Portugal | 2022 | 71’

Com a presença dos realizadores e protagonistas e comentário de Liliana Lopes

Documentário que resulta de um projeto da EAPN Portugal. Parte das histórias de vida de um grupo de pessoas que experienciaram situações de pobreza e exclusão social. São relatos de alegria, mas também de episódios marcados pela violência, pelo ódio ou pela escassez de esperança. Uma trajetória pelas vivências do Rendimento Social de Inserção, do desemprego, da maternidade, do idadismo e da doença, traduzindo a importância do Estado Social na sociedade portuguesa.

Advertisement