Sessão de curtas II

ENVC, Max Fernandes

Dia 26, 1h, Sala Salgueiro Maia
57 minutos na totalidade

ENVC
de Max Fernandes
Portugal, 2014,
23 minutos

O dia 21 de Fevereiro de 2014 foi o último dia do prazo dado para os trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo rescindirem os seus contratos com a empresa.

Todos os rios vão dar ao Carmo

TODOS OS RIOS VÃO DAR AO CARMO
Catarina Leal, Cátia Salgueiro, Daniela Rodrigues, Francisco Pedro, João Baía, Leonor Areal, Melissa Rodrigues, Rodrigo Lacerda, Sandra Oliveira
Portugal, 2014,
14 minutos

Este vídeo é uma das muitas propostas que responderam a uma convocatória para tomar as ruas até ao Carmo, lançada nas vésperas de mais um aniversário da revolução de Abril. Apelava à auto-gestão e à resistência, reclamava o espaço público, contrapunha memórias contra-hegemónicas às memórias fortes que têm sido produzidas sobre o curto e denso período que se seguiu ao 25 de Abril de 1974, fazendo fintas às celebrações oficiais e controladas que já se antecipavam para os quarenta anos.

Um dia no dois de março, Joana Campos e Hugo Evangelista

UM DIA NO 2 DE MARÇO
de Joana Campos e Hugo Evangelista
Portugal, 2014,
20 minutos

Em 2013, em Portugal mais de metade da população activa está precária ou é desempregada e a situação do país progride a passos largos na direcção do desastre humanitário vivido na Grécia. Em Setembro de 2012, a população manifestou-se massivamente contra as políticas do governo, depois de uma convocatória lançada na internet por um colectivo de activistas, “Que se lixe a troika!”. A 2 de Março de 2013, o mesmo colectivo convoca outra manifestação. Este filme acompanha a sua preparação, a própria manifestação e os momentos seguintes, vividos por um grupo de activistas dos Precários Inflexíveis.

Anúncios