Tiago Afonso

Tiago Afonso
Tiago Afonso licenciou-se em Cine-Vídeo na ESAP, fez a formação dos ateliers Varan no Programa Gulbenkian de Criatividades e Criação  Artística, acompanhou o Seminário de Jean Rouch “Anthropologie et Cinema” na Cinemateca Francesa e concluiu o mestrado em cinema documental da ESMAE-IPP.

Tem como actividade principal a realização de filmes de pendor documental, tendo realizado filmes de intervenção e reflexão política, mas também obras de cariz autobiográfico e experimental. Realizou ainda vários trabalhos de instalação-vídeo. Colabora também trabalha como técnico (câmara, som, montagem) para filmes de outros realizadores – Rodrigo Areias, Regina Guimarães, Ricardo Leite, Catarina Alves Costa, Saguenail, André Gil Mata, Paulo Abreu, Amarante Abramovici…

Leciona na Licenciatura de Comunicação Audiovisual e Multimédia da Universidade Lusófona do Porto, além de orientar formações intensivas nas áreas de introdução à linguagem cinematográfica ou em cinema-directo (documentário). Trabalha também com frequência com companhias de teatro. Como programador, além de vários ciclos temáticos de cinema, colaborou com o 5º Panorama do Documentário Português e integra a equipa de programação do Sabor do Cinema, no Museu de Arte Contemporânea de  Serralves.

Anúncios

Um pensamento sobre “Tiago Afonso

  1. Pingback: Histórias do Fundo do Quintal e Saturado, de Tiago Afonso | desobedoc

Os comentários estão fechados.