26 de abril, 15h, sala Salgueiro Maia.
88 minutos
Diana Andringa
Diana Andringa entrevista vários dos presos que passaram por esta prisão em Cabo Verde. Entre 1936 e 1954, recebeu antifascistas portugueses; entre 1962 e 1974, sob o signo das lutas anti-coloniais, são ali presos os miliantes de movimentos de libertação africanos. Em torno das recordações dos presos, o documentário conta a história desta colónia penal criada para castigar e eliminar vários daqueles que se opuseram à ditadura e ao colonialismo.
Tarrafal: Memórias do Campo da Morte Lenta de Diana Andringa, por Miguel Cardina
Em 2010, Diana Andringa aproveitou o Simpósio Internacional sobre o Campo de Concentração do Tarrafal, realizado em Cabo Verde, para entrevistar vários dos presos que passaram por essa prisão.
Entre eles, Edmundo Pedro, que ali esteve durante a “primeira vida” do campo, quando entre 1936 e 1954 albergou antifascistas portugueses; e presos dos movimentos de libertação africanos, aí colocados entre 1962 e 1974 na sequência do início das lutas de libertação. Tomando como eixo as recordações dos presos, o documentário conta a história desta colónia penal feita para castigar e eliminar vários daqueles que se decidiram opor à ditadura do Estado Novo e ao colonialismo português.
A dureza do clima, o isolamento da ilha e os castigos constantes transformavam o Tarrafal num lugar de suplício, um “campo da morte lenta”. O filme mostra-nos, porém, como no reverso disso se desencadeavam subtis estratégias de resistência, formas criativas de contornar o medo, pequenas solidariedades que ajudavam a manter o ânimo. Porque, como diz Jaime Schofield a dado passo: “o mais importante não é tentarem matar-nos; o mais importante é a recusa da morte lenta. No Tarrafal reinventamos a vida, sempre”. Num momento em que se completam 40 anos sobre o 25 de Abril, é importante recordar uma faceta particularmente violenta da repressão fascista, frisar o lugar da luta anticolonial no combate à ditadura e pensar, a partir destes testemunhos, o que nos pode esse passado dizer sobre o nosso presente.
Podes consultar o programa de todas as sessões de cinema aqui.