As operações SAAL, de João Dias, 2007

As operações SAAL

25 de abril, 21h, sala Salgueiro Maia
120 minutos
João Dias

As Operações SAAL é o mais completo, abrangente e emocionalmente rico documento, de um período crítico do país e da sua história recente. Em 1974/75, um projecto de habitação envolveu arquitectos e população numa iniciativa única e revolucionária. Os pobres conquistavam casas, que eles próprios construíam, e a arquitectura portuguesa dava um passo ímpar na sua afirmação dentro e fora de portas.

Sessão apresentada por Nuno Grande

Nuno Grande (Luanda, 1966)
Arquitecto, Doutorado pelo Departamento de Arquitectura da Universidade de Coimbra, onde lecciona desde 1993. Docente, por extensão de serviço, na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, onde se licenciou em 1992. É investigador do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, no Núcleo “Cidades, Cultura e Arquitectura”.
Exerceu, na última década, as actividades de programador cultural (Porto 2001, Capital Europeia da Cultura), de curador (Trienal de Arquitectura de Lisboa, 2007; Bienal de São Paulo, 2007; Guimarães 2012, Capital Europeia da Cultura) e de crítico de arquitectura, (é membro português da AICA, Association Internationale des Critiques d’Art), com textos publicados em edições nacionais e estrangeiras (em Espanha, França, Croácia, Holanda, Suíça e Japão).
O seu trabalho crítico e curatorial abrange a relação entre Cultura, Cidade e Arquitectura, com especial incidência no impacto urbano de conjuntos habitacioniais, de equipamentos e de eventos culturais.

Texto de Nuno Grande “Processo SAAL, também a Norte”

Podes consultar o programa de todas as sessões de cinema aqui.

Anúncios